Review | As Filhas do Graal, de Elizabeth Chadwick

As Filhas do GraalAs Filhas do Graal by Elizabeth Chadwick

My rating: 4 of 5 stars

Esta autora conquistou-me com «O Nó do Amor», mas se ainda tivesse dúvidas acerca da sua qualidade, com esta obra elas ter-se-iam desvanecido por completo.
Confesso que demorei algum tempo a terminá-lo, mas julgo que tal se deveu mais a factores como cansaço e falta de tempo do que ao desinteresse pela obra. Porque é um livro que exige tempo e concentração.
Inicialmente achei que os elementos simbólicos que vamos encontrando eram demasiado óbvios e que tornavam a obra mais pesada. Continuo a manter essa opinião, mas dou a mão à palmatória, percebendo que há situações em que servem na perfeição ao dramatismo do enredo.
Aliás, o “peso” da escrita é absolutamente esmagador nas partes em que o frei Bernard aparece, com todo o seu fanatismo religioso, assim como em toda a afectação psicológica de Claire. O leitor é arrastado para dentro das suas cabeças e consegue sentir a loucura, o terror de cada um deles e isso para mim, enquanto leitora, é genial quando ainda me acontece.

A história começa quando a protagonista, Bridget, ainda é uma jovem e vamos acompanhando a sua história de vida ao longo de mais de duas décadas. Mas desengane-se o leitor se pensa que o enredo se sentra exclusivamente nela. A trama gira à volta de diversos personagens – uns baseados em figuras históricas, outros pura ficção – e da perseguição feroz feita pela Igreja Católica aos Cátaros. Ao longo das páginas vamos percebendo que há uma teia de acontecimentos que se vai entrelaçando até chegar ao ponto principal do enredo. Curiosamente, após ter andado cerca de metade do livro a tentar perceber onde é que a autora me estava a levar, só quando lá cheguei é que percebi. E isso é muito bom, quando lemos uma coisa e ainda não sabemos tudo o que se vai passar.

Só não lhe dou 5 estrelas porque, apesar de tudo, gostava de ter visto uma Bridget um pouco diferente, menos “discreta” e talvez mais interveniente. Mas aconselho a quem gosta de bons romances históricos.

View all my reviews

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s