[Reflexões] IBM: 5 inovações que vão mudar as nossas vidas

IBM: Cinco inovações que vão mudar as nossas vidas

Acabei de ler um artigo bem interessante acerca das inovações tecnológicas que, supostamente, irão revolucionar a nossa sociedade.

Se nos parece algo utópico que uma boa percentagem das nossas vidas dependa da tecnologia, pois pensem outra vez, pois hoje em dia já presenciamos esse fenómeno a uma escala (quase) global.

Diz o artigo que as salas de aulas tornar-se-ão inteligentes e que a tecnologia adptar-se-à a cada aluno, disponibilizando conteúdos de acordo com o mesmo; que teremos um “guarda-costas” digital; que o nosso ADN será usado em tratamentos personalizados que serão mais eficazes; que o comércio tradicional se adaptará às novas tecnologias e proporcionará uma maior satisfação de compra ao cliente; e que as cidades se desenvolverão tecnologicamente a pontos de proporcionarem aos seus habitantes uma vida mais confortável.

Eu tenho a certeza de que esse futuro já está a caminho. Muitas investigações estão a ser feitas, todos os dias surgem avanços tecnológicos surpreendentes e a medicina faz novas descobertas que o comum dos mortais ainda não imagina.

Embora tente que a minha realidade não dependa exclusivamente da tecnologia, a verdade é que estamos rodeados por ela e acabo por sofrer uma “intoxicação” inevitável. O pior é que vejo que me habituo ao conforto que esta me proporciona e sinto a falta quando não está disponível.

Mas o que é certo é que estou alerta para os perigos que a dependência tecnológica me possam trazer.

A falta de acesso à net fora de casa ou do trabalho não me transtorna, assim como o facto de me esquecer do telemóvel em casa por umas horas. É bom estar na praia ou no parque sem ser interrompida pelo toque do telemóvel. É bom passar um fim-de-semana no campo só na companhia da família e com um livro como entertenimento. Tal como depois é bom termos opções e acessibilidade quando queremos.

O simples acesso à minha conta de Facebook me deixa a pensar até que ponto é bom deixar que a tecnologia nos direccione nas nossas vidas. Por exemplo, de entre os meus amigos, há uns quantos cujas actualizações deixaram de aparecer frequentemente no meu mural por falta de interacção entre ambos. Só dei por isto há uns tempos atrás, quando encontrei uma amiga e percebi que havia montes de tempo que não sabia nada dela, simplesmente porque nunca mais tinhamos falado e porque deixou de aparecer no meu feed de notícias!

Isto pôs-me em estado de alerta, fez-me tomar consciência de que, por mais que a tecnologia seja espantosa, somos nós – humanos – que estamos por detrás dela. E que estas inovações que são tão fantásticas não nos podem afastar uns dos outros, não nos podem fazer esconder atrás do teclado de um computador, senão aquilo que nos caracteriza enquanto Humanidade será irremediavelmente perdido.

Para quem quiser ler o artigo original é só seguir o link mais abaixo:

IBM: 5 inovações que vão mudar as nossas vidas

Podem ainda assistir aos vídeos:

 

 

Deixe uma Resposta

