[Boas Descobertas] 7 Mentiras sobre Nutrição que estão a tornar as pessoas mais gordas e doentes

Hoje deparei-me com este post no Facebook e, curiosa acerca do conteúdo, fui ler: 7 Mentiras sobre Nutrição que estão a tornar as pessoas mais gordas e doentes.

Estou habituada a ler muita coisa acerca de nutrição, mas apanho tanta sugestão de dietas alimentares que se dizem alternativas e saudáveis mas que depois saem a mais completa fraude, que tive receio que fosse um artigo sem qualquer tipo de fundamentação sólida.

Felizmente enganei-me. Não só tem bases científicas, como o autor do post explica de forma clara toda essa mesma base, permitindo a leigos no assunto (como eu) perceberem tudo. Não encontramos no artigo promessas milagrosas, links para dietas da moda e outras coisas que me desagradam.

Como sabem – sobretudo quem me conhece pessoalmente – em 2013 perdi cerca de 11kg. Este é o peso a menos na balança, mas se contabilizarmos o ganho de massa muscular, certamente terei perdido mais.

Não foi só a prática de exercício físico que me fez perder o peso extra. Ajudou e muito, é certo, porque a celulite não desaparece só com o regime alimentar, mas não tenho a menor sombra de dúvida que uma das principais fontes terá sido a minha mudança na dieta alimentar.

E aplico aqui a palavra “dieta”, não com aquele sentido de alimentação restritiva, mas como uma forma de alimentação, uma alteração de hábitos, uma reeducação alimentar.

Curiosamente, ao ler este artigo, percebi que toda a informação acerca da forma correcta de alimentação está de acordo com o que faço no meu dia-a-dia.

A base das minhas refeições são a proteína que é consumida em maiores quantidades e que está presente também nos lanches que faço ao longo do dia.

Hidratos de carbono estão presentes apenas ao pequeno-almoço, snack da manhã e/ou no máximo até à hora de almoço (agora que já atingi o peso que queria). Fruta só como de tarde, porque de manhã o corpo absorve mais facilmente os açúcares nela presentes. E quando como a fruta, ingiro-a normalmente em conjunto com uma proteína (uma fatia de queijo, fiambre, iogurte, ovo cozido, requeijão…).

Sobretudo, aprendi que os legumes são saborosos e como não conto calorias ou os cozinho sem sabor, descobri que esta alimentação é tão ou mais saborosa do que a que fazia antigamente. Os meus pratos ganharam cor e sabor.

Aliás, quem conhece a minha página Erva Doce | Aventuras Culinárias percebe que de vez em quando estou em busca de novos paladares que tornem a preparação das refeições diárias mais estimulantes (e sim, sei que podia estar mais dinamizada, mas não tenho mais mãos, OK?!).

O que quero dizer é que, não é pela parte estética imposta pelos media que devemos fazer isto, mas antes pela saúde e bem-estar do nosso corpo. Tendo em conta que eu não era obesa nem nada que se parecesse, sentia dificuldades enormes em subir lances de escadas ou em nadar! Hoje o meu corpo responde aos estímulos das aulas que faço em ginásio e não me deixa ficar nada mal, apesar dos meus 35 anos. E isto tem que significar alguma coisa!

Não me conformo quando vejo pessoas obesas porque não controlam a mente e a boca. Não se brinca com a saúde e mais vale gastar dinheiro em comida saudável do que em medicamentos ou médicos.

E, antes que perguntem, sim sou gulosa – adoro doces e sobremesas, sobretudo de chocolate. Mas tenho procurado alternativas dentro deste tipo de alimentação (evitando as farinhas brancas, açúcar, coisas cheias de adoçantes artificiais, etc.) e isso tem-me feito descobrir que a vida não tem que perder o paladar! Pelo contrário, ganha  novos sabores, que muitas vezes nos surpreendem.

O artigo é longo mas vale a pena e resume, no fundo, o que pratico no meu dia-a-dia. Não sou médica, nem cientista, apenas uma “cobaia” em quem os resultados práticos daquela teoria se fazem notar. Espero que os ensinamentos sejam úteis e que possam mudar a vossa forma de pensar em relação à comida.

Deixe uma Resposta

