[Artigo do dia] 10 Ways A Writer Can Find More Energy

See on Scoop.itReading & Writing World – Tips and suggestions

Want to boost your energy? Recover your writing Mojo? Read on…

See on firstdraftcafe.blogspot.co.uk

Elsa Cruz‘s insight:

Desde que comecei a partilhar experiências com outras pessoas que escrevem – mesmo a nível “amador”, como eu – reparo que sofrem do mesmo mal no que toca a escrever – a procrastinação.

É que nós amamos escrever e, quando nos predispomos a isso, limpamos todas as distracções e focamos a mente, conseguimos realmente criar e a coisa até corre bem.

O pior é quando a escrita não é a nossa actividade profissional e temos que arranjar um espacinho na agenda diária para o fazermos. Nem sempre é fácil (falo por mim), mas tenho posto em prática alguns “truques” (digamos assim) para conseguir disciplinar-me um pouco.

Este artigo fornece alguns conselhos válidos para quem precisa de se concentrar na escrita. Comer bem, dormir as horas necessárias ou exercitar o corpo fazem parte desta lista, porém eu acrescentaria mais alguns, adquiridos por experiência própria.

1) Se quiser escrever, faça-o e desligue-se de toda e qualquer distracção – quem é que resiste a dar um olho à sua rede social enquanto está a tentar resolver um bloqueio momentâneo? Uma pausa pode ser benéfica, mas o problema das redes sociais é que são uma distracção. E o que começa por ser apenas uma pequena pausa em busca de inspiração, acaba muitas vezes com o período do dia que reservámos para a escrita.

2) Arranje alguém com quem discutir ideias – Muita vezes achamos que estamos a ter a melhor ideia do mundo, mas quando a discutimos com alguém, um ponto de vista diferente muitas vezes ajuda-nos a perceber que não é bem assim. Também não é preciso exagerar e arranjar um grupo que extermine a sua auto-estima enquanto escritor, mas boas críticas ajudam a melhorar boas ideias e dão a sensação de não estarmos tão isolados.

3) Discipline-se – Escrever pode não ser o seu ganha-pão, mas se é algo que gosta de fazer, então reserve uma parte do dia para isso. Uma hora por dia pode ser o suficiente e fazer toda a diferença, caso queira conseguir realmente terminar algum texto. No início é complicado, mas depois de ganhar o hábito será tão simples como a hora que deidica ao seu treino diário. Simplesmente integra-se na rotina.

4) Perceba qual o horário em que a sua inspiração e concentração o ajudam a escrever – é, talvez, uma das coisas mais importantes, tão essencial como a auto-disciplina.

Por exemplo, para mim não funciona tentar escrever de manhã. O cérebro está demasiado estimulado, por isso geralmente ponho o trabalho em dia, porque é quando rende mais. Também é quando aproveito para ler alguns artigos e planear a actualização do blog, página do Facebook, etc.

Escrever à noite já é raro. Depois do jantar e das tarefas caseiras, o cérebro desliga-se e entra em modo standby até à manhã seguinte. A essa hora ou leio ou vou vegetar em frente à TV a pôr séries em dia.

O meu período criativo é ao fim da tarde, geralmente a partir das 17h00/17h30. É a essa hora que me desligo de tudo e todos (sempre que o trabalho mo permite) e consigo ficar extremamente produtiva. A essa hora, não há post no Face ou chat que me distraia e, se possível, evito chamadas telefónicas (sorry friends!) porque estou ali na escrita a 100%.

É importante perceber qual o horário que funciona para cada pessoa.

Por isso, já sabe – se gosta de escrever, faça-o. Mesmo que saiba que mais ninguém vai ler o que escreve ou que ficará fechado na gaveta ou perdido numa pasta no computador, não há melhor sensação do que a de voltar atrás e percebermos que chegámos realmente a concluir os nossos projectos literários.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s