Retenção de líquidos

Hoje é dia de Body & Mind e não posso deixar de abordar aqui um tema que me é especialmente conhecido (embora não muito querido) – o da retenção de líquidos.

Tenho a certeza que uma boa parte das mulheres nota que, nos dias que antecedem a menstruação retencao_liquidosficam mais inchadas, com a sensação de ficarem mais pesadas, com as pernas pesadas… Tudo isso é causado pela retenção de líquidos, um sintoma que é considerado “normal” nesta altura.

Porém, há quem sofra regularmente deste problema – o meu caso – e só com algumas “ajudas” consiga mantê-lo minimamente controlado. Também não é situação clínica exclusiva das mulheres, há homens a quem lhes incham as pernas ao fim do dia mas, ainda assim, acho que não é tão frequente.

Em primeiro lugar vamos tentar perceber o que é exactamente a retenção de líquidos, assim como tentar identificar algumas das suas causas.

Como é do conhecimento geral, o nosso corpo tem uma grande percentagem de água e o organismo usa diversos “mecanismos” para manter o equilíbrio dos líquidos no corpo. Todos os fluidos corporais, inclusivé o sangue, são compartimentalizados de acordo com sua função. Quando existe algum tipo de desequilíbrio destes mecanismos, podem ocorrer então os edemas subcutâneos, que se fazem notar sobretudo nas extremidades do corpo –  pés e mãos – e na zona do abdomen (oh yes, tell me about it!).

Então, quando há um desequilíbro do sistema hormonal que regula o nível de líquido no corpo, dá-se a passagem de líquido (pobre em proteínas do sangue) das veias para o tecido subcutâneo, causando então os ditos edemas.

Este transtorno metabólico que pode ter as mais variadas causas – variações da pressão sanguínea regional, quantidade de proteínas no sangue (as proteínas fazem com que o fígado produza albumina, uma substância que evita a acumulação de líquidos), quantidade de sais disponíveis no corpo, acção da força da gravidade, sedentarismo, escassez de nutrientes (vitaminas C e B6, magnésio, potássio e ácidos gordos ómega-3 e ómega-6). Também li algures num artigo (que hoje não consegui localizar para poder referir a devida fonte) que a desidratação pode ser uma das causas possíveis, já que, se estiver desidratado, o corpo terá tendência para reter os líquidos ao invés de os libertar.

Existem alguns sintomas associados à retenção de líquidos, tais como inchaço, cãibras, fraqueza, palpitações e mal-estar. Também pode ocorrer queda de cabelo, alergias, unhas quebradiças e tónus muscular debilitado.
Não existe um tratamento específico para este problema (a não ser que a sua origem tenha outras causas, porque as que aqui apontei são apenas as mais comuns, não as únicas) e, neste caso, deve sempre consultar-se um médico. O mais comum de se aconselhar é uma mudança dos hábitos alimentares, com uma dieta rica em proteínas (aves, peixes e legumes), frutos secos, verduras e frutas e redução do teor de sal.

No meu caso, posso dizer que o maior problema é mesmo nas pernas e nos pés, embora a zona abdominal também seja afectada. Perda de força nos membros inferiores, dificuldade em subir escadas (chego a ter dores), tornozelos inchado no final do dia…tudo isto são sintomas normais em mim, embora a alteração da minha dieta alimentar e a introdução de alguns chás drenantes tenham ajudado imenso. O problema durante as minhas gravidezes foi tão grave que os partos foram antecipados por risco de trombose venosa. É claro que a mudança de hábitos e o facto de praticar imenso exercício também ajudou muito (e ainda ajuda!) mas o problema continua por cá.

Entretanto, vou ver se vos deixo aqui ainda hoje um chá que consumo regularmente e que foi uma descoberta daquelas que quando estou mais aflita, me salva.

Conforme podem ver, não quero fazer do artigo algo muito exaustivo, nem demasiado detalhado e/ou cientifico, mas penso que o essencial terá sido dito. Na minha breve pesquisa para o escrever, confesso que fiquei com vontade de ir explorar mais uns quantos pormenores, para tentar aprofundar o conhecimento mas, se o fizer, depois partilho aqui as minhas reflexões, dúvidas ou conclusões.

Deixe uma Resposta

