UNESCO elege cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura acaba de declarar o cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade. Exatamente três anos depois do fado.

Source: observador.pt

Parabéns ao povo alentejano por continuar a perpetuar o Cante pelas bocas do mundo.

Há muita gente que goza com o lento abanar com que é cantado, há muita gente que diz que estas canções lhes fazem sono. Ainda hoje ouvi no café uma senhora que estava indignadíssima por “esta porcaria” ter sido aceite. Pelo olhar que lhe mandei, acho que percebeu que estava prestes a saltar-lhe em cima.

Confesso que me apeteceu perguntar-lhe se gostava de Fado e se acha que é uma cançãozinha mais ritmada, mas controlei-me. Pessoas ignorantes das suas raízes, das suas próprias tradições existem e sempre existirão.

Felizmente há sempre quem as aprecie.

Uma vez mais Portugal está de parabéns! E eu estou orgulhosa até à presunção das tradições do meu país.

Numa altura em que atravessamos as maiores dificuldades económicas e que a classe política é notícia pelas piores razões, são as tradições do povo que nos recompõem a imagem lá fora. E que contribuem para que se possam trazer rendimentos cá para dentro.

See on Scoop.itMixordia de temáticas

Deixe uma Resposta

